Cultivando Corais

A rápida destruição de recifes de corais nos últimos anos, devido as ações antropogênicas, começou a afetar importantes setores econômicos na sociedade e consequentemente aumentou a preocupação da opinião publica sobre o colapso sistêmico e extinção de biodiversidades. Devido a esta preocupação, governos e a sociedade civil organizada começaram a investir em pesquisas relacionadas ao cultivo de corais. Um aporte financeiro que resultou em um rápido desenvolvimento científico nos últimos anos. Atualmente, a tecnologia de cultivo de corais apresenta eficientes métodos para cultivo de diferentes espécies de corais tanto em aquário como em ambientes naturais. Salientando, que o cultivo e reintrodução de espécies de corais devem ser feitos somente com espécies nativas e acompanhada por cientistas especialista da área.

Como parte do objetivo do projeto ReaniMar em agregar valor econômico em ações de reconstituição ambiental os hotéis e demais agentes do turismo devem lucrar com o cultivo e com a reintrodução de espécies. Por este motivo estamos auxiliando na construção de aquários nos hotéis com fragmentos de corais para serem expostos ao publico para visitação. Estamos também preparando experimentos de cultivo de corais in situ para serem expostos aos turistas mergulhadores, para que operadoras de mergulho lucrem levando turistas em áreas de “fazendas de corais”. Em paralelo vamos negociar com as partes interessadas a separação de santuários naturais e artificiais para experimentos de reintrodução e turismo. Nesta parte do projeto vamos preparar um protocolo de fragmentação, cultivo e reintrodução para todas as espécies de corais do Brasil, baseado e literatura e em experiências previas. Esta ação é uma das principais do projeto ReaniMar e uma das principais a serem co-financiadas com o objetivo de atrair mais pesquisadores para interagir com a comunidade turística local e com os agentes turísticos. Estime-se que aproximadamente 500 mil reais serão investidos nestas ações de cultivo e reintrodução de corais nos 4 anos iniciais do projeto. Gostou desta ação que estamos fazendo? Quer ajudar? “Sim, aqui você pode realmente ajudar a salvar a natureza. Seja você também um agente de reconstituição ambiental. Doe seu tempo como voluntario ou apadrinhe uma ação.

Farming Corals

Coral Bleaching is a phenomenon where the corals expel the symbiotic algae (zooxanthellae) that lives in their tissue. Those algae make the photosynthesis and feed the corals. Consequently, when corals lose

  • Facebook
  • YouTube